sábado, 27 de março de 2010

População cobra adutora para Guanambi e região


No dia 22 de março na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi celebrado o Dia Mundial da Água. O evento contou com cerca de 300 pessoas das cidades de Caetite, Guanambi, Pindaí, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana entre outros. Após concentração na praça da Catedral, onde ocorreu a Bênção das Águas, a população saiu em caminhada protestando contra a morosidade do Estado em resolver a grave situação de escassez de água na região além de denunciarem a situação de degradação do Rio São Francisco, que poderá se agravar ainda mais com a possiblidade de construção de uma adutora pretendida pela BAMIN - Bahia Mineração LTDA para lavagem de minério de ferro e por grandes projetos de irrigação que prevê a transposição de águas como o "Baixio de Irecê".


O ato encerrou na sede da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF onde foi lido e protocolado documento cobrando agilidade na construção da adutora para levar agua para a população dos municípios de Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Matina, Sebastião Laranjeiras, Igaporã, Guanambi, Candiba, Pindaí e Caetité. Na oportunidade os movimentos e entidades questionaram à CODEVASF sobre sobre o precário trabalho de "revitalização" que vem sendo feito, o qual é insuficiente, pois não toca na principal causa da degradação do Velho Chico, que é destruição do cerrado, berço dos principais afleuente do Rio, imposta pelos grandes projetos do agronegócio.


Entidades, movimentos, pastorais e igrejas que organizaram o ato concluíram que frente a realidade de degradação do São Franciisco e da ameaça de intensificação deste processo pelas empresas de mineração e do agronegócio, continuarão atentos na defesa do Rio e na cobraça das "promessas" do Estado, de garantir o direito do uso prioritário da água para abastecimento humano.


CPT Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário