quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CPT divulga resultados de diagnóstico sobre a mineração na região de Juazeiro

Nos 29 e 30 de setembro a CPT Juazeiro vai realizar um seminário para discutir os impactos da atividade de mineração na área da Diocese de Juazeiro a partir de um diagnóstico da situação da mineração que apresenta os principais impactos e conseqüências, as empresas que atuam na exploração mineral na região e a reação das comunidades rurais.

O diagnóstico "Mineração na Região de Juazeiro: Avanços, impactos e resistência das comunidades rurais" foi elaborado a partir de entrevistas com informantes locais, reuniões com equipes paroquiais, sindicatos e associações, seminários e assembléias de trabalhadores rurais. Foram realizadas visitas aos locais de pesquisa e exploração de minérios, além de pesquisas complementares em sites oficiais na internet. O documentação do trabalho conta com um relatório (disponível para download aqui), além de fotografias, filmagens e relatos escritos.

O que já se observa é o avanço da pesquisa mineral sobre uma diversidade de minérios na região, em especial de ferro, manganês e fosfato, seguidos de granito, quartzito, diamante, calcário e níquel.

A partir do diagnóstico, as comunidades e organizações sociais discutirão estratégias de enfrentamento à atividade mineral. Uma das ações já agendadas é uma semana de denúncias nos meios de comunicação, nas atividades agendadas pelas organizações e nos órgãos públicos, prevista para os dias 13 a 16 de outubro.

O Seminário será realizado no Centro de Treinamento de Líderes, em Carnaíba do Sertão.


CPT Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário